domingo, 29 de julho de 2012

Um outro caminho

Até este momento, fiz postagens mensais neste blog e mantive a regularidade nas datas de publicação. Só que, a partir de agora, lidarei com este blog como faço com os demais, deixando-o à espera do momento em que produzirei novos textos, sem me pressionar para escrevê-los todos os meses ou para publicá-los em datas predefinidas.

Desta maneira, manterei anotações mensais apenas no blog de corrida, e encararei este e os outros como um único blog, alternando as publicações entre eles.* A questão que se apresenta para mim agora é com que frequência escreverei novos textos. Por um lado, desejo produzir trabalhos mais aprofundados, o que exigirá um tempo mais longo de preparação e contribuirá para tornar as publicações mais esparsas. Por outro lado, eu gostaria de reservar um tempo a cada mês para produzir ao menos um ensaio, algo que concretizasse algumas das ideias que vão surgindo, permitindo-me dar os primeiros passos nesse processo de aprofundamento, desde logo. O ideal seria conciliar os dois processos, e talvez tudo dependa de eu me acostumar a isso, mas é algo que precisarei experimentar nas próximas semanas, para ver se conseguirei fazê-lo.**

Seria ótimo continuar postando regularmente aqui, mas isso vem se tornando mais difícil há um bom tempo. Embora eu continue meditando, durante meia hora quase todos os dias, e tenha despertado minha atenção para algumas outras práticas – p.ex., outros tipos de exercícios e mudanças na dieta –, tudo isso está demorando para engrenar mais do que eu esperava, e acabo me sentindo com poucas novidades para contar aqui. Na verdade, a questão nem é fazer mais ou menos progresso, é como avaliar um processo assim. É evidente que o íntimo humano tem o potencial de se expandir em numerosas direções, e qualquer tentativa de acompanhar muito conscientemente o que ocorre nunca será por completo bem sucedida. Talvez essas mudanças só possam acontecer prestando-se atenção em cada etapa, enquanto se procura esquecer de algum modo a cena em sua inteireza, sem pensar no que já passou e no que ainda virá. Assim, serão feitos os avanços que estiverem ao alcance, e os que não acontecerem – bem, aí o desafio será conviver com isso.

Por estes motivos, meu objetivo com este blog não será mais fazer relatos pessoais. Agora me inclinarei a produzir estudos sobre os temas abordados. (É curioso que, quando comecei a escrever aqui, eu estava exatamente decidido a evitar uma abordagem mais intelectual destes assuntos.) A opção de escrever estudos não significa que pretendo me limitar a pensar a respeito desses assuntos, pois continuo disposto a vivenciá-los de maneira tão verdadeira quanto possível. No final das contas, o que importa não é como se escreve, mas sim o estado de espírito com que se encara cada experiência.

Então, buscarei ganhar ritmo nestes diversos estudos, registrando as descobertas que acontecerem nos diferentes blogs, enquanto vou explorando minhas possibilidades no sentido mais pessoal. Mantive um ritmo de avanço constante até aqui, e continuando assim certamente alcançarei bons resultados. Sejam quais forem!


* Este texto foi escrito antes de eu criar o blog Pelo mar desconhecido, onde também faço postagens regulares.

** A conclusão a que cheguei sobre esse assunto e o plano de estudos que estabeleci para mim podem ser conferidos nesta outra postagem.

Nota: 

Imagem adaptada de: inkiboo