sábado, 29 de outubro de 2011

Diário do aprendiz – 29 de outubro de 2011


Ver a beleza numa flor

~

XI - Aquela Senhora tem um Piano

Aquela senhora tem um piano
Que é agradável mas não é o correr dos rios
Nem o murmúrio que as árvores fazem...

Para que é preciso ter um piano?
O melhor é ter ouvidos
E amar a Natureza.


~

Nas últimas duas semanas, deixei de praticar as sessões, exceto por uma ou outra em que quase não me concentrei. Isso talvez possa se explicar por algumas preocupações que surgiram nesse período e monopolizaram muito de minha atenção. Ou talvez se explique porque, depois de umas poucas semanas de dedicação mais intensa, preferi inconscientemente fazer um intervalo.

Ao menos, espero que seja realmente um intervalo. Acredito que continuarei a praticar; quem sabe, recomeçarei hoje mesmo. Em todo caso, não farei mais registros diários aqui. Parece-me que sessões de meditação (ou algo que se aproxime disso) não podem ser descritas em termos muito precisos. Além disso, é mais difícil tratar de concentrar-me quando sei que logo depois precisarei escrever um relato. Enfim, muitas sessões ficam bastante aquém do que eu gostaria, e de nada serve repetir relatos assim. Quanto às sessões mais satisfatórias, já tive oportunidade de contar algumas, e não carece contar outras.

Eu esperava que um diário servisse de estímulo para a prática, e por algum tempo isso aconteceu, porém evidentemente não se trata de algo infalível. A verdade é que nada substitui a simples decisão de praticar - é preciso reforçar essa decisão a cada dia, apesar de tudo que tenta desviar o foco.

A partir de agora, farei apenas um resumo das sessões, mencionando uma ou outra experiência mais interessante. Espero, pelo menos, não relatar mais longos períodos de inatividade, pois (por mais imperfeita que seja a minha prática) sinto que perco algo importante quando acontecem.

Ah, e penso também em fazer breves relatos da leitura de obras sobre meditação e assuntos relacionados - p.ex., saúde e espiritualidade. Faz algum tempo que sinto um crescente interesse por esses temas, e gostaria de aprofundá-los de maneira bem gradual, registrando algumas notas aqui. Às vezes, penso que são assuntos que nunca conseguirei dominar – seja lá o que signifique “dominar”. Mesmo assim, gostaria de conhecê-los melhor.

Praticar a meditação precisa ser o fundamento deste blog; não quero abordá-la apenas de maneira intelectual. Mas esse estudo com certeza será valioso.

Nota:

Imagem por oberau-online.