domingo, 15 de abril de 2012

Diário do aprendiz – 15 de abril de 2012


Crer no porvir

~

XXII - Num Dia de Verão

Como quem num dia de Verão abre a porta de casa
E espreita para o calor dos campos com a cara toda,
Às vezes, de repente, bate-me a Natureza de chapa
Na cara dos meus sentidos,
E eu fico confuso, perturbado, querendo perceber
Não sei bem como nem o quê...

Mas quem me mandou a mim querer perceber?
Quem me disse que havia que perceber?

Quando o Verão me passa pela cara
A mão leve e quente da sua brisa,
Só tenho que sentir agrado porque é brisa
Ou que sentir desagrado porque é quente,
E de qualquer maneira que eu o sinta,
Assim, porque assim o sinto, é que é meu dever senti-lo...


~

A vida pode proporcionar muitas chances de felicidade,
Mas também pode destruir toda chance de felicidade,
Como faz com algumas pessoas, submetidas cedo demais
A experiências que acabam minando sua capacidade
De acreditar em qualquer coisa além da tristeza.

Embora a desesperança não escolha época para acontecer
(E seja algo de que todos devemos nos precaver),
Penso aqui na tragédia verificada com aquelas crianças
Nascidas em ambientes sem amor, e levadas a crer
Que de fato nunca poderão achá-lo.

Muitas dessas crianças existem, até mesmo já crescidas,
Vivendo acostumadas a se sentirem perdidas,
Buscando uma nova razão para sonhar a cada dia
E sempre acabando por desistir, vencidas
Pela desilusão dentro de si.

Inspirado pelo filme "Última parada 174",
de José Padilha

~

As meditações até aqui

Comecei um novo estudo neste mês, e tenho dedicado muito de meu tempo à leitura, o que infelizmente me fez esquecer outras coisas, incluindo a meditação. Mas está mais do que claro que preciso equilibrar melhor essa balança, de modo que tratarei de recomeçar as sessões. 

Nota:

Imagem por Gamma Man.