quinta-feira, 15 de março de 2012

Diário do aprendiz – 15 de março de 2012


Percorrer as épocas da vida

~

XX - O Tejo é mais Belo

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que veem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.

O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso, porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.


~

“Aprendi que podemos fazer qualquer coisa, mas não podemos fazer tudo... Pelo menos, não ao mesmo tempo. Portanto, pense em suas prioridades não em termos do que deseja fazer, e sim de quando pretende cumprir cada tarefa.

Timing é tudo.”

“Força de vontade é a chave para o sucesso. Pessoas de sucesso lutam, não importa como se sintam, valendo-se de sua vontade para superar a apatia, a dúvida e o medo.”
 
Encontrei essas citações num vídeo do You Tube. São de Dan Millman, ex-campeão olímpico e autor de vários livros sobre aprimoramento pessoal. Conheci esse autor assistindo ao filme Poder além da vida, que se baseia no livro O caminho do guerreiro pacífico, um relato de um período difícil que ele enfrentou na juventude. O filme, embora não tenha recebido críticas lá muito positivas, tem seus méritos e merece ser assistido. Quanto à filosofia de Millman, ainda preciso conhecê-la em maiores detalhes, mas já a considero muito interessante. Pode-se dizer que as frases destacadas acima, e principalmente a segunda, sintetizam bem o cerne dessa filosofia. É de fato muito simples, feita para ser colocada em prática e não para motivar uma série infinita de divagações. Por isso, pode ser bastante útil.

~

As meditações até aqui

As meditações precisam melhorar. Tenho perdido algumas, talvez por estar com a cabeça muito voltada para algumas coisas mais urgentes no momento. Claro que isso é contraditório, porque na verdade uma das coisas mais urgentes a fazer é, precisamente, praticar meditação. Acho que, neste ponto, já posso ter certeza de que desenvolvi o hábito de meditar e não o abandonarei mais (mesmo que passe algum novo período afastado, a tendência será voltar, como acontece com algumas outras coisas). Mas começo a me perguntar o seguinte: primeiro, se algum dia serei um meditador minimamente bom; e segundo, se não existirá alguma outra forma de encontrar esse silêncio interior que se busca na meditação - algo que faça a mente parar, e assim descansar de todos os pensamentos comuns do dia a dia, mesmo que só por alguns instantes. Eu gostaria de encontrar algo desse tipo, uma atividade que se mostre mais natural para mim (o que infelizmente ainda não ocorreu com as sessões de meditação). Enfim, resta apenas continuar buscando.

Nota:

Imagem por DR Ranch